Tux

Você conhece o Tux?       

        Tux é o nome dado a um pinguim, mas não é qualquer pinguim, ele é o mascote que representa o sistema operacional Linux. Esse mascote surgiu em 1996 durante uma discussão na comunidade Linux-Kernel sobre a criação de um logotipo ou mascote que identificasse o sistema. Foram dadas várias sugestões, muitas delas paródias ao sistema Windows da Microsoft, outras eram monstros ou animais agressivos, como tubarões e águias. Quando Linus Torvalds entrou no debate afirmando que gostava de pinguins foi dado fim a discussão. Ele tinha visitado um zoológico e, ao tentar alimentar um pinguim, foi mordido, olhando para       o ferimento, teve a idéia: “- Se um animal tão pequeno consegue me machucar assim, porque o meu pequeno sistema não pode machucar um maior?”
            Várias tentativas foram feitas para que a imagem de um pinguim servisse aos propósitos do Linux, até que alguém sugeriu a figura de um "pinguim sustentando o mundo". Então, Linus Torvalds para complementar, declarou que achava interessante que esse pinguim tivesse uma imagem simples: um pinguim "gordinho" e com expressão de satisfeito, como se tivesse acabado de comer uma porção de peixes. Foi proposto um concurso para a escolha de uma imagem ideal de pinguim e o desenho de Larry Ewing que foi criado usando o programa GIMP acabou sendo o escolhido.
            O nome Tux foi dado ao pinguim, por que suas cores lembram uma vestimenta que no Brasil é conhecida como ‘smoking’ ou ‘fraque’, que em inglês é o ‘tuxedo’ daí veio “Tux”. Porém, alguns dizem que o nome Tux também é uma referência ao nome de Linus Torvalds com Unix: Torvalds UniX.            
         A escolha de um pinguim  para representar o Linux certamente foi feliz, pois é uma imagem convidativa, interessante, e além disso, pinguins vivem em bandos, o que transmite a sensação de algo feito em comunidade assim como o sistema operacional Linux.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário