sábado, 14 de abril de 2012

O Papel dos Infocentros na Sociedade

     A sociedade atual tem aumentado cada vez mais o abismo entre as classes sociais, e um dos fatores que mais contribuíram para essa dificuldade de ascensão social é o que chamamos de exclusão digital, pois ela impede as pessoas de terem acesso à principal ferramenta da atual sociedade, às tecnologias de informação e comunicação (TIC).
       Se por um lado as Tecnologias da Informação e Comunicação trouxeram avanços sociais e econômicos, por outro provocaram a divisão da sociedade entre pessoas que tem e pessoas que não tem acesso às mesmas, o que fez surgir uma nova forma de segregação social. Com isso, organizações e governos no mundo inteiro iniciaram políticas de inclusão digital, visando a inserção daqueles que não têm oportunidade de acesso às novas tecnologias de informação e comunicação.
       Uma das soluções encontradas, que possibilita o acesso às novas tecnologias, principalmente àqueles com baixo poder aquisitivo, em um curto espaço de tempo, é o compartilhamento desses meios de forma comunitária. A montagem de pontos de acesso público à Internet tem sido viabilizada pelos Telecentros Comunitários ou Infocentros, que são espaços físicos onde estão disponíveis alguns computadores conectados à Internet para uso comunitário, para pessoas que têm pouca ou nenhuma oportunidade de usar ou aprender a usar estas tecnologias. O uso desses espaços comunitários como meio de prover a universalização do acesso à Internet não é uma idéia nova, muito embora venha sendo mais aplicada recentemente.
        O papel dos Infocentros vai além dos simples acesso, embora esse seja um passo fundamental, sua ênfase é o uso social, a apropriação e o compartilhamento das ferramentas tecnológicas pelos indivíduos, para despertar o seu interesse pelo conhecimento, ampliar sua cidadania e melhorar suas condições de vida.
Infocentro da Casa Brasil de Santarém- Imagem:casabrasilstm.wordpress.com
         Os Infocentros têm se apresentado como importante política na promoção da Inclusão digital, através, da democratização das Tecnologias de Informação e Comunicação. As comunidades que frequentam os Infocentros, podem aprimorar e desenvolver seus conhecimentos tecnológicos beneficiando-se, assim, das TICs. 

Clique no link abaixo e leia o texto que usei como base para essa postagem:



Nenhum comentário:

Postar um comentário