Embora sejam termos parecidos, e por isso talvez, confundidos por pessoas que não possuem muito conhecimento sobre o vocabulário da informática, são usados para designar profissionais que trabalham em sentidos opostos. Mas existe algo em comum entre eles, que é a habilidade extraordinária que ambos possuem para lidar com sistemas e programações, e também a sua dedicação para estudar esses conteúdos. A diferença está mesmo no uso que eles fazem desses conhecimentos.
![]() |
| Fonte: zazzle.com |
O Hacker, na maioria das vezes, não tem uma formação técnica, como muitos pensam, porém, possui muitos conhecimentos sobre programação e os utiliza para fins benéficos, como testar os recursos de seguranças instalados em certas empresas. Ele invade o sistema somente para verificar se o controle de segurança foi instalado e configurado de forma correta, ou seja, sem a intenção de causar danos. Além disso, eles são considerados os principais responsáveis pelo desenvolvimento da internet, e também dos softwares livres como o Linux (viva os Hackers!)
Os Crackers, esses sim são os criminosos virtuais, pessoas mal intencionadas, que utilizam suas habilidades para invadir e sabotar sistemas, causando danos aos computadores alheios para roubar informações confidenciais, e aplicar essas informações em golpes na internet.
Concluindo, a diferença é: os Hackers são pessoas do bem que identificam as ameaças do sistema de segurança, para minimizar os riscos dos Crackers acessarem e roubarem as informações confidenciais. A confusão gerada em torno dos sentidos desses dois termos, fez com que os Hackers arranjassem outro termo para identificá-los, agora os verdadeiros Hackers se denominam os ‘Geeks’
Clique no link abaixo para ler o texto que usei como base:

Nenhum comentário:
Postar um comentário